Pular para o conteúdo principal

Picanha com Sal Grosso no Forno Elétrico

Oi pessoal. Hoje vamos aprender a fazer uma excelente picanha de sal grosso assada no forno elétrico com sabor de churrasco.

Depois de tantas notícias falando sobre a operação Carne Fraca da Polícia Federal, fiquei (Cláudio) com uma grande vontade de fazer um churrasco de picanha.



Mas como na nossa casa não tem churrasqueira ainda e não queria ir no restaurante, resolvi tentar fazer no Forno Elétrico. Então peguei uma receita na internet e encontrei uma que gostei e decidi arriscar.

O resultado é que ficou uma delícia, além de ser muito fácil de fazer. Vamos então à nossa receita de Picanha Assada com Sal Grosso no Forno Elétrico Fischer:

Ingredientes:
  • 1 peça inteira de picanha
  • 1/2 kg de sal grosso
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga (usamos com sal mesmo)
  • 1 colher (chá) de azeite (opcional)
Modo de Fazer:
  • Preaqueça o Forno Elétrico a 280º, ligando as duas resistências, inferior e superior;
  • Prepara a picanha  fazendo cortes diagonais sobre a gordura para facilitar a penetração do tempero (sal grosso);
  • Em uma forma (que caiba a picanha inteira) despeje uma parte do sal, fazendo uma "cama" de sal grosso;
  • Coloque a picanha sobre essa camada de sal com a gordura voltada para cima;
  • Despeje o restante do sal sobre a picanha. Não é preciso tampar a picanha como em outras receitas. Pelo contrário, a gordura e a carne ficam aparentes, assim como em um churrasco.
  • Tampe a picanha com papel laminado e leve ao forno por cerca de 1 hora;
  • Após 1 hora, retire a picanha do forno e remova o papel laminado. Remova também o excesso de sal da gordura com um pincel e com esse mesmo pincel espalhe a manteiga sobre a gordura. Se quiser, aplique um fio de azeite de sua preferência para dar um sabor especial;
  • Leve ao forno sem o papel laminado para dourar, por cerca de 30 minutos;
  • Quando estiver dourado, está pronta para servir.
Rendimento: de 4 a 6 pessoas, dependendo do tamanho da peça.

O sabor da picanha fica muito parecido com o churrasco tradicional. A única diferença é que não tem aquela defumação natural do carvão, mas não senti falta.

A nossa picanha era grande e tinha bastante gordura e carne. Nesse tempo, a picanha ficou ao ponto, com as extremidades um pouco mais assado e o meio bem vermelhinho. Também ficou bem suculenta e úmida, não ficando seca mesmo sem precisar ficar regando o caldo durante o preparo.

Além disso fiquei impressionado como toda a carne ficou bem temperada. O sal penetrou bem na carne e não ficou com excesso. Mesmo usando a manteiga com sal, a carne não ficou salgada.



É uma receita muito fácil de preparar, mas leva um pouquinho de tempo para assar, cerca de uma hora e meia. Mesmo assim vale muito a pena fazer uma picanha com sal grosso no forno elétrico. Muito bom!

E você, o que achou? Gostou?

Comente, curte e compartilhe!

Postagens mais visitadas deste blog

Canjica na Panela de Pressão Elétrica

Olá.
O tempo já está começando a esfriar e uma canjica cai muito bem como sobremesa nesses dias frios. Hoje vamos mostrar como é simples preparar uma boa canjica em uma cozinha elétrica. Veja só!

Ingredientes: 1/2 Kg de canjica branca1 litro de água2 latas de leite condensado100g de coco ralado queimado grosso100g de AmendocreamCravo e canela a gostoModo de Fazer:

Arroz Branco

Vamos passar uma receita extremamente simples: o Arroz Branco.

Apesar da simplicidade dessa receita, vimos na internet diversas pessoas que não conseguiam preparar o arroz corretamente na panela elétrica e acabavam queimando.


Veja abaixo a forma como fazemos nosso arroz na Panela Elétrica de Arroz Vicini, sem deixar queimar nem grudar. Anote:

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de arroz tipo I;6  xícaras (chá) de água;1 colher (sobremesa) de tempero (sal-alho-cebola);1 colher (sopa) de óleo.Modo de Fazer: Coloque todos os ingredientes na panela e ligue na função "cook";Antes de secar toda a água, retire da tomada. O vapor vai continuar saindo e a água vai terminar de secar.
O último passo é a grande dica para não queimar nem grudar o arroz. Quando deixamos a panela desligar sozinha e passar para a função aquecer, há o risco de queimar.
Simples assim.
E você, tem alguma dica pra dar pra gente?

Comente, curta, compartilhe!



Panela Elétrica de Pressão Fun Kitchen

Olá, como vai você?
Neste post vamos falar um pouco sobre uma de nossas melhores panelas: a Panela Elétrica de Pressão Fun Kitchen.
As principais características dessa panela são:  o timer que permite acompanhar o tempo de cozimento, o botão regulador de pressão, a válvula flutuante e a tampa com autotravamento (itens de segurança), o anel de vedação em borracha e o recipiente de cozimento removível para facilitar a limpeza. Além do mais, em seu painel tem várias opções de funções por tipo de cozimento tais como; aquecer, dourar, cozimento a vapor, cozimento lento e retardamento de tempo.

Durante nossa utilização, três coisas nos chamaram mais atenção.
Primeiro, é a função principal desse tipo de panela: o cozimento a pressão. A necessidade de água é mínima e não há risco de queimar o alimento. Isso acontece porque, diferente das panelas de pressão tradicionais, durante o cozimento não há saída de vapor. Assim a água interna não seca, e consequentemente o alimento não queima. Além disso,…

Lagarto Recheado na Panela de Pressão Elétrica

Olá.

Hoje vamos postar uma carne maravilhosa para fazer na Panela Elétrica de Pressão: o Lagarto Recheado.
É uma excelente receita para o final de semana. Experimente!





Ingredientes:

• 1,2 kg de lagarto
• 1 cebola roxa
• 3 dentes de alho
• Sal a gosto
• 3 col sopa de óleo
• 2 col sopa de vinagre
• 1 linguiça grande de calabresa
• 200g de bacon picado
• 5 batatas média

Modo de fazer:


• Corte em cruz o meio do lagarto para poder recheá-lo. • Introduza uma colher de pau nos dois lados e rode a colher. A ideia é deixar o furo bem certinho pra colocar a linguiça inteira. • Introduza a linguiça e os pedaços de bacon. • Em uma tigela, coloque a cebola picada, o alho picado, o vinagre e o sal, misture bem e tempere a carne. Cuidado com o sal, tendo em vista a linguiça e o bacon já serem salgados. • Coloque a panela pra aquecer com o óleo, na função dourar. • Coloque a carne para selar. Vire para selar de todos os lados, até dourar. • Tampe a panela e coloque na função pressão por 60 minutos.…

Panela Elétrica Quadrada Oster

Oi, como vai você?

Hoje vamos dar a dica de mais uma de nossas panelas elétricas: a Panela Elétrica Quadrada Oster.

Essa panela é ótima! É a mais nova da casa e já é uma das preferidas.


A coisa que mais gostamos nessa panela é que dá pra fazer um omelete excelente nela. Isso porque possui um termostato com regulagem de temperatura, impedindo que fique queimado. Deixa o omelete douradinho, derrete o queijo e não queima.
Também é excelente para fazer um bife acebolado, podendo levar até a mesa e mantendo bem aquecidos. É show de bola!
Além disso, diferente da maioria dos grills, ela não possui orifício para escorrer gordura, permitindo fazer ensopados, cremes e molhos com facilidade. É uma verdadeira panela.
Em breve traremos as receitas dessa nossa nova panela. Aguardem.
Não se esqueça: comente, curta, compartilhe!